top of page
Buscar
Foto do escritorfatoraservicos

Treinamento e desenvolvimento da equipe de limpeza


O mercado de limpeza é amplo, há inúmeras empresas atuando diariamente além de diversos profissionais autônomos que realizam os serviços, neste caso, geralmente em residências.

O aspecto positivo é que os serviços de limpeza estão consolidados há muito tempo, não havendo escassez de oferta, fazendo com que as empresas e pessoas físicas que demandem tais serviços não precisem pagar valores fora da realidade para adquiri-los. Os produtos a serem utilizados também não costumam ser tão diferentes entre um prestador de serviços e seu concorrente. Além disso, a influência da limpeza doméstica realizada diariamente nos domicílios brasileiros também auxiliam ao acesso a conhecimento de produtos e processos básicos para a remoção de sujeiras e higienização de ambientes.

Quando adentramos a limpeza profissional em que além dos produtos, utiliza-se materiais, equipamentos e práticas, o conhecimento adiquirido na limpeza residencial nem sempre é tão bom, principalmente se o profissional não estiver ciente da necessidade de aprendizagem e aperfeiçoamento das práticas de limpeza. Outro ponto prejudicial é o fato de a grande maioria das empresas no ramo não proporcionarem treinamentos ao seu pessoal. Pois é, muitas empresas de limpeza de pequeno porte, se fossemos fazer uma análise mais rígida, seriam enquadradas como agências de emprego com um percentual de comissão como remuneração. Digo isso pois elas ganham um cliente, alocam a profissional mais barata possível lá, na maioria das vezes sem sequer verificar o histórico profissional e conhecimento prático desta pessoa, e mensalmente cumprem suas obrigações trabalhistas com ela, isso apenas com o interesse no faturamento. Casos como esse infelizmente são muito comuns e trazem diversos danos profissionais; alta rotatividade, baixa produtividade, necessidade de supervisão do contratante, riscos de acidentes, baixa auto estima do profissional por não ter sentimento de pertencimento e uma selva mercadológica em que o preço passa a ser o único ponto a ser observado para escolha da empresa de limpeza futura. Oferecer treinamentos e feed back aos profissionais de limpeza evitam todos os problemas acima, ou seja, treinar não é despesa desnecessária e sim investimento, afinal de contas, a sua empresa tem a cara e a qualidade que os auxiliares de limpeza apresentam diariamente.


O processo de limpeza é separado entre varrição, lavagem, remoção de pó e outras sujidades, enxágue e aspiração. Para cada uma dessas tarefas, há equipamentos e produtos adequados, indo muito além das nossas queridas e usuais na limpeza residencial, vassoura, rodo e balde. Para cada ambiente há uma necessidade e uma ação apropriada a ser feita. Para fazer a limpeza de vidros em um escritório, por exemplo, utiliza-se rodinho 2 em 1, mas se os vidros estiverem em um ambiente que acabou de passar por uma obra, tendo respingos de tinta e silicone, antes do rodinho é necessário utilizar um produto para amolecer as sujidades e um raspador para retirá-las. Além disso um profissional experiente para evitar riscar os vidros.

Além de ensinar ou aperfeiçoar as técnicas de limpeza, o treinamento pode determinar outra estratégia de ação, melhorando o resultado dos serviços e a qualidade do trabalho da sua equipe. A limpeza pode ser feita através de duas estratégias; Limpeza por equipe que conta com dois ou mais profissionais de limpeza distribuídos para realização da limpeza em superfícies diferentes do mesmo cliente. Nessa estrutura, é possível melhorar a especialização dos seus profissionais, haja visto que farão frequentemente a mesma tarefa. A Limpeza por zona geralmente é feita por um profissional que realiza a limpeza total do ambiente, desde espanar e aspirar poeiras, limpar vidros, remover lixo, fazer limpeza a seco e limpeza molhada. Neste caso, conta-se com um profissional “coringa” para atender as demandas do local.

Empresas de limpeza que valorizam seus profissionais proporcionam também treinamentos que possibilitam a evolução dos seus colaboradores tanto em relação a cargos quanto em relação à percepção de ações fundamentais ao mundo. A educação é a base de tudo e você certamente deveria olhar com mais carinho para as empresas que têm essa premissa em seus valores.

A empresa de limpeza que presta serviços para você treina seu pessoal? Fator A periodicamente se propõe a evoluir seu time a fim de atender o mercado com excelência.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page