Independentemente do serviço ou produto que se pense, a sua devida entrega, atendendo as expectativas de quem o espera só ocorre após a realização de várias tarefas sucessivas. Planejamento, organização, execução/coordenação e controle, apesar de serem práticas administrativas difundidas na TGA (Teoria geral de administração), são etapas que também se encaixam na gestão de todos os outros departamentos de uma organização. Mesmo dentro de cada departamento em que há várias demandas a serem executadas, para cada uma delas também é necessário seguir as práticas administrativas a fim de se obter o resultado esperado.
Nosso objetivo hoje é adentrar no Departamento operacional para obviamente falar sobre uma de nossas especialidades que é o serviço terceirizado de limpeza profissional. Ainda assim, caso você tenha um profissional próprio de limpeza em sua empresa ou mesmo na residência, poderá aproveitar este post para possibilitar o aumento da qualidade final do serviço entregue pelo seu profissional contratado.
Primeiramente, vamos apresentar a definição dos serviços conforme visto por nós, profissionais da área. O objeto é a Prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação predial. A execução com excelência deste objeto consiste em Remover qualquer corpo indesejável, visível ou não, de uma superfície, sem alteração das características originais ao que está sendo limpo. Como estamos falando de excelência, devemos incluir o fato de que a realização do serviço ainda precisa ser feita de maneira a não degradar o meio ambiente, ou seja, sem desperdício de água, com produtos preferencialmente ecologicamente corretos e com o descarte adequado dos lixos oriundos das tarefas.
Apresentada a definição dos serviços, também é importante ressaltar que em algumas situações, isso varia em relação ao tipo de sujidade, a remoção dos corpos indesejáveis só pode ser devidamente realizada utilizando mais de uma etapa do processo de limpeza. Vejamos abaixo as etapas existentes e certamente você perceberá em quais ambientes elas se encaixam:
· Higienização: Este é o serviço mais comum pois trata-se da remoção de sujidades invisíveis a olho nu, principalmente a eliminação de microrganismos. Este tipo de limpeza geralmente é realizada com Mop pó, Mop água, Mop spray e flanelas se falarmos de empresas profissionais, vassoura e rodo se olharmos a limpeza domiciliar. Em relação aos produtos, normalmente detergente multiuso, álcool 70% e limpa vidros;
· Desinfecção: Em alguns ambientes, a limpeza deverá ser complementada com a desinfecção. Este processo consiste na eliminação de microrganismos patogênicos, os quais, quando presentes em um ambiente, podem causar mau cheiro e até mesmo a transmissão de doenças ao ser humano. Esta parte da limpeza é realizada com desinfetantes e água sanitária.
Além das duas etapas acima que são as mais comuns no processo de limpeza e conservação de ambientes, há também a Sanificação cujo propósito é a redução dos microrganismos a níveis considerados isentos de perigo, mais focada em consultórios e lavanderias, a Esterilização que é obtida quando de consegue fazer a eliminação de todas as formas de microrganismos e a Assepsia que é a ação preventiva para evitar a contaminação ou retorno de microrganismos.
Apresentado o objeto e suas possíveis etapas é hora de mergulharmos de cabeça no título deste post, o Cronograma de limpeza.
Pois bem, conforme mencionado acima, qualquer tarefa para que seja entregue com eficiência, passa obrigatoriamente pelas etapas da Teoria Geral de Administração, logo os serviços de limpeza não são diferentes. O cronograma serve como um plano de trabalho e transita em etapas diferentes do processo, conforme você pode verificar abaixo:
PLANEJAMENTO – Elaborar o cronograma de limpeza discutindo quais áreas devem ser limpas em qual horário e de que forma.
ORGANIZAÇÃO – Alocar o cronograma, produtos, equipamentos e pessoal a fim de que tudo esteja alinhado para que o planejado possa ser executado.
CONTROLE – É quando o responsável por avaliar o serviço utiliza o cronograma de limpeza como base para verificar se os ambientes descritos no plano de trabalho foram devidamente limpos.
Para facilitar a criação ou entendimento de um cronograma de trabalho apresentado, você pode separar os ambientes e períodos. Dessa forma você já tem uma definição macro das obrigações dos profissionais de limpeza. Os órgãos públicos costumam separar os ambientes por m² da seguinte forma:
ÁREAS INTERNAS
Pisos Acarpetados
Pisos Frios (Paviflex, mármore, cerâmica, marmorite, plurigoma, madeira, etc.)
Laboratórios (área exclusiva para pesquisas e análises)
Almoxarifados/galpões (área de depósito, estoque ou guarda de materiais diversos)
Oficinas
Saguão, hall e salão (áreas internas de espaços livres para circulação)
Sanitários
ÁREAS EXTERNAS
Pisos pavimentados
Varrição de passeios e arruamentos (estacionamentos, garagens cobertas, passeios, alamedas e demais áreas circunscritas nas dependências do contratante)
Pátios e áreas verdes
Vidros sem risco (janelas, portas e fachadas baixas, cujo colaborador efetue a limpeza sem precisar de auxílio para alcançar altura.)
Vidros com risco (janelas e fachadas altas, cuja limpeza só pode ser efetuada com auxílio de escadas, andaime ou balancim individual).
Uma outra maneira de fazer a organização macro seria assim:
CORPORATIVO
Sala do Diretor
Sala do Gerente
Sala do Departamento Comercial
Sala do Administrativo
Estoque
Sanitários
Recepção
Escadas
DOMICILIAR
Quarto 1
Quarto 2
Sala
Cozinha
Sanitário
Garagem
Lavanderia
Escadas
Para finalizar a visão macro de limpeza, basta definir horários ou ao menos períodos para realização dos serviços nos locais descritos. Este tipo de trabalho já é importantíssimo para padronizar os processos e conseguir mensurar a qualidade do que está sendo oferecido.
O planejamento micro do cronograma de limpeza tem o propósito de ser ainda mais específico sobre as tarefas a serem limpas em cada ambiente. É justamente aqui que é possível alinhar as expectativas de quem avalia com o trabalho entregue de quem realiza. Imagine a situação abaixo:
Uma profissional de limpeza terceirizada inicia o primeiro dia de trabalho em sua empresa. Ela fez a integração, então conheceu o local e recebeu o cronograma de limpeza, porém este plano de trabalho apenas indica os ambientes a serem limpos e seus respectivos períodos. A auxiliar de limpeza devidamente uniformizada, com crachá de identificação e focada em ser produtiva para manter seu emprego começa a realizar o trabalho. Pelo cronograma, o primeiro ambiente que ela deve ir são os sanitários. Ela entra e começa a fazer a lavagem do banheiro. Após o término disso e de ter recolhido todos os detritos dos cestos, ter reabastecido os papéis e sabonete líquido, ela se direciona aos demais sanitários e faz a mesma tarefa. Ao finalizar o trabalho, muito bem executado, percebe que não conseguirá cumprir as demais tarefas no período da manhã, incluindo a sala da diretoria que agora já está em reunião não podendo ser mais higienizada. Essa profissional pode achar que é muito trabalho a ser feito, assim como o contratante pode ter uma primeira má impressão, já que a lavagem de todos os banheiros não eram necessárias naquela dia. Um cronograma de limpeza mais específico certamente teria evitado o transtorno, assim como possibilitado uma entrega muito mais eficiente do serviço.
Seguindo a ideia hipotética apresentada acima, mas muito comum, sugerimos que no cronograma contenha além dos ambientes a serem limpos e seus respectivos horários, quais as tarefas devem ser realizadas, conforme exemplos abaixo:
· Manter os cestos isentos de detritos, acondicionando-os em local indicado pelo contratante;
· Efetuar reposição de papel higiênico, sabonete e papel toalha;
· Remover o pó de mesas sem alterar os papéis de pastas de lugar;
· Remover o pó de telefones, armários, arquivos e prateleiras;
· Varrer pisos removendo os detritos.
Importante ressaltar que uma empresa de limpeza profissional sempre aloca seu colaborador instruído e com acesso ao cronograma de limpeza completo. Como em qualquer serviço, há ajustes que se fazem necessários após o início dos serviços assim como é importante ter flexibilidade para mudar alguma rotina em eventos extraordinários. Mas uma coisa é inquestionável, sem um planejamento expresso em um cronograma de trabalho, a realização dos serviços fica muito mais desorganizada, cansativa ao colaborador e ineficiente ao contratante.
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